"Você foi contratado para criar um app que
realize digitalmente o efeito mostrado no primeiro experimento de https://youtu.be/M07JRzkgaR8.Porém, antes de ficar milionário, empregando textos e imagens, estabeleça o modelo matemático necessário."
![]() |
Logo logo este pobre animal estará em pedaços. |
A mente humana é algo realmente impressionante. Somos capazes de completar informações quando pedaços estão faltando e somos capazes de compreender um símbolo ou imagem mesmo quando ela está incompleta. Isso é devido ao nosso cérebro ser capaz de processar imagens como um todo, e não pedaço a pedaço. Para mais informações sobre o assunto, visite esta página do Hypescience: https://hypescience.com/como-sue-cerbero-pedo-lre-itso/
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
![]() |
Qualquer imagem pode ser usada, mas a forma do papel deve ser sempre a mesma, ter quatro lados e ser retangular. |
Trabalharemos apenas com folhas retangulares de quatro lados, como a foto do cachorro do vídeo. A imagem deverá ser cortada manualmente ou com o uso de um aparelho, para ser reconstruída a partir de dois conjuntos ordenados, sendo o primeiro formado pelos pedaços ímpares e o segundo conterá os pedaços pares,
Além dessa sequência de passos é importante frisar as seguintes regras: X e Y deverão ser pares, pois caso os valores sejam ímpares, não será possível reconstruir a imagem como uma figura de quatro lados. Os conjuntos serão formados partindo da esquerda para a direita. A primeira reconstrução será feita colocando cada conjunto lado a lado. A segunda será feita conectando a base do primeiro conjunto com o topo do segundo.
Tendo esses passos e essas regras em mente, podemos também representar o modelo matemático dessa seguinte forma: (Variáveis estarão representadas na cor vermelha)
- Objeto Imagem (C por A): forma Retangular. Comprimento C e Altura A, onde C >= A;
- Imagem (horizontal) >> Cortador;
- Imagem = partes {1, 2, ..., X), onde X ∈ Z*+ pares;
- Nova Imagem (C por A) = partes ímpares {1, ..., X-1} CONECTADA(lateral) partes pares {2, ..., X};
- Nova Imagem (vertical) >> Cortador;
- Nova Imagem = partes {1, 2, ..., Y), onde Y ∈ Z*+ pares;
- Imagem Final(2xC por A/2) = partes ímpares {1, ..., Y-1} CONECTADA(base) partes pares {2, ..., Y};
Abaixo temos uma representação visual, produzido no Illustrator, do modelo matemático geométrico.
É possível realizar esse experimento com imagens de qualquer tamanho e cortadores de qualquer tamanho também, basta seguir os passos e as regras e o resultado final será exatamente o esperado. Espero que tenha gostado desse truque de ilusão e até a próxima tarefa!
É possível realizar esse experimento com imagens de qualquer tamanho e cortadores de qualquer tamanho também, basta seguir os passos e as regras e o resultado final será exatamente o esperado. Espero que tenha gostado desse truque de ilusão e até a próxima tarefa!
Grande Vianple! Ótima explicação. 👌
ResponderExcluir