quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Tarefa 4 - Um arremesso e tanto

"adicionar a visualização, diretamente na janela do simulador
de lançamento balístico, de todos os valores das variáveis
envolvidas, incluindo as velocidades instantâneas horizontal e vertical, discutindo como as mesmas foram obtidas"

Worms, jogo com alguns dos mais incríveis feitos balísticos da humanidade, também nos mostram o potencial auto-destrutivo de qualquer pequena falha em um cálculo.
Adicionar uma visualização das variáveis a janela foi uma tarefa simples, precisei apenas utilizar um retângulo como fundo para que as linhas não atrapalhassem a leitura e garantir que o tamanho da variável escrita não ultrapasse uma casa decimal.

Aqui nossa bolinha está com aceleração tanto horizontal quanto vertical. Ela inicia com velocidade horizontal positiva e vertical negativa, mas aos poucos esses sentidos irão inverter, devido a aceleração. Por fim, a bolinha sumiria a esquerda.

A velocidade atual é algo fácil de se obter. Segundo a clássica fórmula física v = v0 + a.t, teremos que a velocidade atual é calculada em função da velocidade inicial, da aceleração e do tempo. Temos essas três variáveis em nosso programa, então:
É necessário calcular a aceleração de cada direção separadamente, pois não estamos trabalhando com velocidade vetorial e bidimensional, mas com uma composição desta unidimensionalmente.

Assim, temos nossa visualização de variáveis e nossas velocidades atuais!
Código em Processing: Tarefa 4

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