"empregando as funções dist e map do Processing, explicar e
exemplificar como a posição do mouse, numa janela com
proporção 4:3, pode mover um círculo no interior de um retângulo com proporção 16:9 centralizado na tela"
O processo de mapeamento é uma tarefa bem simples. Foi utilizado o ponto 0,0 da tela como ponto central de referência para tudo.
Para mover a bolinha, é necessário sabermos as distâncias horizontais e verticais do ponto central até o ponto do mouse. A própria posição X e Y do mouse serão usadas para definir essa distância.
Os limites da própria tela serão os limites da posição do nosso mouse. Assim:
- Distância X mínima = 0;
- Distância Y mínima = 0;
- Distância X máxima = Largura da Tela;
- Distância Y máxima = Altura da Tela.
As posições da bolinha são relativas a posição do ponto de criação do retângulo, como decidi deixar a caixa centralizada na tela, os pontos serão:
- Distância bola X mínima = Metade da Largura subtraído de metade da Largura da Caixa;
- Distância bola Y mínima = Metade da Altura subtraído de metade da Altura da Caixa;
- Distância bola X máxima = Metade da Largura somada de metade da Largura da Caixa;
- Distância bola Y máxima = Metade da Altura somada de metade da Altura da Caixa.
Agora já temos todos os valores necessários para nosso mapeamento.
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Aqui temos todo o processo de mapeamento. |
Código em Processing: Tarefa 7.
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